O quê, quem, onde e por quê do spam

O spam costumava ser apenas uma bagunça na sua caixa de entrada; agora é um veículo comumente usado para fraude, crime eletrônico e até mesmo espionagem corporativa. Os 4 Ws de spam respondem às perguntas mais comuns sobre spam.


O que é spam?

O spam, também chamado de lixo eletrônico, é geralmente definido na indústria da Internet como e-mail comercial não solicitado (UCE). É um e-mail enviado em massa para um grande número de destinatários que não o solicitaram. O conteúdo do spam varia de publicidade benigna a programas maliciosos que podem literalmente sequestrar o sistema do seu computador e causar graves danos.

O spam comercial mais comum anuncia esquemas de pirâmide, sites pornográficos, empréstimos hipotecários, correntes, reparo de crédito, produtos farmacêuticos fraudulentos e software pirateado ilegalmente. O spam mais perigoso geralmente contém vírus que podem infectar seu computador, cavalos de Tróia que podem sequestrar seu programa de e-mail e usá-lo para enviar spam para seus amigos e familiares e golpes de phishing que tentam obter suas informações pessoais e financeiras.


Quem envia spam?

"Spammer" é o termo usado para se referir aos responsáveis pelo spam. No mundo do Spam, existem dois tipos de spammers. Existem os spammers honestos que cumprem as leis anti-spam e têm o consentimento dos destinatários do spam. Esses destinatários dispostos geralmente se juntam à lista de e-mails "opt-in" do spammer honesto, inscrevendo-se em um site, por exemplo, para entrar em uma loteria ou para serem notificados de futuras promoções.

Depois, há os spammers desonestos, que obterão seus endereços de e-mail por todos os meios possíveis. Eles usam seu spam para fins criminosos ou maliciosos e não respeitam a lei.

Os spammers variam de indivíduos solitários e domiciliares a empresas multimilionárias com vários funcionários. A maioria das empresas de spam está cada vez mais se mudando para locais offshore para fugir das leis e da aplicação da lei dos EUA.


De onde os spammers obtêm seu endereço de e-mail?

Os spammers obtêm os endereços de e-mail de suas vítimas de qualquer lugar que você possa imaginar. Primeiramente, eles usam coletores de newsgroups e Spambots, que são programas automatizados projetados para "colher" (extrair) endereços de e-mail de sites online. Os coletores de newsgroups têm como alvo publicações de newsgroups e outros fóruns baseados na web desprotegidos, que tendem a ter baixa segurança. Spambots vasculham a Internet, varrendo sites e "coletando" (extraindo) endereços de e-mail. Normalmente, ele procura o sinal "@" que indica um endereço de e-mail.

O spambot médio pode colher mais de 30.000 endereços de e-mail em apenas uma hora. E isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana, ano após ano.

Também existem empresas que vendem CDs embalados com endereços de e-mail válidos. Eles podem ser vendidos por apenas US $ 25 e são uma mina de ouro para qualquer spammer.


Por que os spammers enviam spam?

Em um mundo? Dinheiro. Os spammers literalmente ganham milhões com seu comércio ilícito. Estudos mostram que para cada milhão de lixo eletrônico enviado, um spammer atinge em média cerca de 100 vendas. Acrescente a isso o fato de que eles ganham $ 50- $ 100 em comissão para cada venda, e você pode ver como os números somam rendas superiores a $ 100.000 por ano! Além do mais, o spamming pode custar quase nada.

Mas por que o spam continua apesar de seu custo em tempo, esforço e dinheiro? Porque existem pessoas que respondem a spam. Mesmo com uma taxa de resposta mínima de uma venda a cada 10.000 e-mails, pode ser altamente lucrativo. Se ninguém respondesse ao spam, a vaca leiteira do spammer morreria de fome e a prática terminaria. São esses poucos que mantêm os spammers em atividade. Eles fazem o custo do spam valer a pena.

Voltar
Golpes de phishing:
O e-mail direciona você para um site que parece pertencer a uma empresa confiável, mas na verdade é uma falsificação. Você é solicitado a "atualizar" suas informações aqui e, se o fizer, todas as informações pessoais vão direto para o phisher. usa essas informações para fins de roubo de identidade, como fazer saques em suas contas bancárias e de cartão de crédito.
Ler mais
5 principais mitos sobre phishing
O software anti-spam pode detectar e-mail de phishing Embora os filtros anti-phishing e de spam possam diminuir o número de e-mails de phising que chegam à sua caixa de entrada, eles não são 100% eficazes. Sempre que a tecnologia anti-phishing continua melhorando, os phishers estão sempre inventando maneiras de contorná-los.
Ler mais