A cada minuto de cada dia, existem literalmente milhares e milhares de mensagens de e-mail de spam inundando as caixas de entrada em todo o mundo. Parte desse e-mail sai do que parece ser o seu próprio endereço de e-mail! Onde diabos os spammers obtêm seu endereço de e-mail? Existem várias maneiras - algumas são legítimas e a maioria não.
Normalmente, os spammers irão "colher" endereços de e-mail de sites legítimos, como grupos USENET, salas de bate-papo, painéis de mensagens, páginas de perfil da AOL e postagens de grupos de interesse especial. Esses são os sites que você visitou e solicitou mais informações ou sites corporativos onde você pode ter feito um pedido.
Os spammers coletam esses endereços usando programas automatizados chamados spambots. Spambots são projetados para colher os endereços de e-mail desses sites. Eles examinam todas as páginas do site, coletando qualquer texto que contenha o símbolo "@" que encontrarem. Os endereços de e-mail que eles coletam são compilados em um banco de dados, carregados em um programa de e-mail em massa e o spam vai embora. Freqüentemente, esses endereços de e-mail coletados também são vendidos para outros spammers; assim que seu endereço de e-mail chegar à lista de discussão de um spammer, ele entrará nas listas de outros spammers.
Alguns sites exigem que você se registre antes de fazer um pedido ou acessar certas partes do site. Nem todos esses sites protegerão tanto o seu endereço de e-mail quanto você deseja. Os grupos de notícias são particularmente notórios por expor os endereços de e-mail de seus usuários aos coletores de spam. A maioria dos newsgroups não toma muito cuidado para ocultar o e-mail de seus usuários, e cada endereço de e-mail de um membro de e-mail é exposto e pode ser obtido por spammers. Alguns dos wbsites que solicitam o registro também podem ser vendidos para spammers.
Outro método comumente usado pelos spammers é direcionar um domínio. Eles simplesmente adivinham ou inventam todas as variações possíveis de endereço de e-mail com base no nome de domínio, por exemplo @ yourDomain.com. Eles criam uma lista de mala direta com esses endereços e, em seguida, enviam spam para eles. Os emails corporativos são especialmente vulneráveis, pois seus emails têm um formato distinto, como @ BusinessName.com.
Embora a maior parte do spam seja devolvida, isso realmente não incomoda os spammers, porque eles podem enviar e enviar milhões desse tipo de lixo eletrônico por dia. Uma pequena proporção dos e-mails será realmente legítima e receberá o spam - isso é bom o suficiente para o spammer. Esse método de coleta de endereços de e-mail é chamado de ataque de spam de força bruta.
Uma maneira de se defender disso é dificultar para o spider coletar seu e-mail. Ao colocar seu endereço de e-mail em um site, remova o símbolo @ e substitua-o pela palavra "em". Isso torna muito mais difícil para o coletor de spam coletar seu endereço, porque ele não pode ser coletado mecanicamente; só pode ser lido por um humano que esteja realmente lendo o site. Como alternativa, você deve exibir seu endereço de e-mail como uma imagem em vez de um texto.
Voltar